Contrologia ganhou uma notoriedade, o génio por trás

Contrologia

Hoje, quase um século depois da sua criação, o método Pilates, antigamente chamado Contrologia ganhou uma notoriedade e destaque crescente nos ginásios e instituições dedicadas a práticas corporais que visam o condicionamento físico e a reabilitação.

Introduzido no português a partir do inglês “contrology”, o termo contém as palavras “control”, “controle, domínio”, e “logy”, “estudo, ciência” , e indica o estado ou condição de domínio e consciência dos movimentos corporais que o indivíduo atinge após a pratica sistemática dos exercícios.

Joseph Humbertus Pilates teve a genialidade de desenvolver este método hoje praticado no mundo todo. Autodidata, dedicou muitos anos de sua vida aos estudos de tudo que se referia a exercício físico.

Contrologia

Pilates constituiu a Contrologia

Apaixonado pela cultura corporal grega, Pilates constituiu a Contrologia baseado no conceito da Antiguidade que em latim se dizia “Mens sana in corpore sano”, atribuindo o conceito “corpo e mente” refletindo sua preocupação com ser humano de forma global.

Nascido em 1880, na Alemanha, na sua infância Joseph tinha uma saúde frágil e esse aspecto doentio o levou a desde muito cedo a aprofundar-se nos estudos sobre saúde e boa forma física.

Praticante de artes marciais e yoga, extraiu dessas praticas os alicerces da Contrologia, observando também o padrão de movimentos das crianças e dos animais onde procurou transferir os conceitos de maturação, flexibilidade, relaxamento e fluidez.

Em 1914, no início da primeira guerra mundial, Pilates estava na Inglaterra com outros alemães e foi preso na condição de estrangeiro inimigo. No campo de Lancaster, Joseph atuou como enfermeiro, auxiliando na recuperação dos detentos.

No final da Guerra , Joseph retornou à Alemanha e continuou a aperfeiçoar seu método. Em 1923 viajou para Nova Iorque e lá abriu seu Estúdio juntamente com Clara, sua esposa.

O grande salto da expansão da Contrologia ocorreu com a ida de Joseph para os Estados Unidos, quando rapidamente ganhou reconhecimento de atletas e pessoas comuns pelos seus impressionantes resultados.

Foto: Freepik.com

Atividade física tem papel importante na prevenção e na cura das doenças

Em 1934, Pilates publicou sua 1ª obra intitulada “Your Health” a qual aborda a saúde e a qualidade de vida e como a atividade física tem papel importante na prevenção e na cura das doenças.

O segundo livro de Pilates “O retorno à vida através da Contrologia” com coautoria de John Willian Miller em 1945, no qual ele narra o desenvolvimento de sua filosofia, apresentando o que Joseph Pilates denominou de Contrologia e apresenta uma lista de exercícios para adquirir boa forma física em sua própria casa e com baixo custo.

Em 1967, Joseph faleceu e sua esposa Clara deu continuidade ao seu trabalho por mais 10 anos. Um ano após a morte de Joseph, Clara pediu a ajuda de uma aluna que já havia sido escolhida por ele para ser a continuadora do seu método: a ex-bailarina Romana Kryzanowska. Após a morte de Clara, Romana então assumiu sozinha o Estúdio agora sob o nome de “939 Studio Corp.”.

Discípulos de Joseph Pilates revelaram que a sua preocupação era que as pessoas daquela época tinham algum interesse em cuidar das consequências da falta de saúde e não de suas causas, que a rigor seu método propunha solucionar.

Neste sentido, talvez a citação que resuma melhor tal situação seja uma crítica que integra seu livro Your Health, publicado em 1934:

Quantas centenas de milhares de pessoas morrem prematuramente entre os 35 e 59 anos, que deveriam, legitimamente, viver de vinte a quarenta anos a mais, se tivessem compreendido e aplicado as leis naturais para uma vida normal?”  (Pilates, 1998, p.7)

Joseph Humbertus Pilates

Joe, como carinhosamente é chamado pela maioria de seus discípulos, fazia previsões de que seu método seria reconhecido mundialmente e assim ocorreu.

Atualmente Pilates é praticado, aceito e compreendido no mundo todo. Seu legado desenvolveu um trabalho constante e a missão foi cumprida.

Nos resta como praticantes conscientes, continuarmos a transmitir a mensagem, respeitando os valores de seu criador e usufruindo dessa forma de todos os benefícios que o método nos oferece.

Muito Obrigada Mestre Joe!

Visualize também:

Pilates, este método será o melhor para si?

Pilates melhora qualidade de vida de doentes crónicos

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Fernanda Marcun / Promofitness

Parceiros