LUÍS RAPOSO E A GRANDE FESTA DO BTT EM PORTUGAL

Foto: Organização
Luís Raposo de 59 anos de idade, que representa o Futebol Clube Alvaladense é o principal responsável por um dos maiores eventos nacionais de BTT.
Um evento para Bicicletas Todo Terreno, o Raid Alvalade – Porto Côvo, que dispensa apresentações.
Todos os anos, no 3º Domingo de maio, a secção de BTT do F. C. Alvaladense, organiza uma das mais divertidas e participadas iniciativas para Bicicletas Todo Terreno, o Raid Alvalade – Porto Côvo.
Em 2025 acontece no dia 17 de maio e mais uma vez fruto de uma longa relação de colaboração mutua, irá ter OPraticante.pt como Media Partner.
De todo o país e inclusive de Espanha virão BTTistas para desfrutar deste evento.
E porque não desfrutar de um programa, de um belo fim de semana para descontrair, passear, conhecer a região e competir.
Aliar à sua participação no Raid Alvalade – Porto Côvo, um programa turístico / desportivo, ficando hospedado no Vales do Alentejo em Santiago do Cacém?
Dê um mergulho com vista nos Vales do Alentejo
Vai encontrar à sua espera no Turismo Vales do Alentejo um conjunto de casas típicas, com todos os detalhes familiares de um ambiente tradicional e rústico, cada uma decorada com o seu cereal e um breve esclarecimento do seu ciclo de vida.
Todos os alojamentos foram construídos para garantir que tenha todas as comodidades essenciais para desfrutar de um autêntico repouso alentejano.
Todos os alojamentos têm à porta o melhor do Alentejo para lhe proporcionar momentos perfeitos para o seu estado de espírito, seja ele relaxado ou aventureiro.
As 6 casas típicas foram pensadas para lhe oferecer um conforto permanente enquanto estiver na nossa companhia, mas se o momento for o ideal para organizar um evento, o nosso jardim é o cenário perfeito.
Inclusive temos uma casa preparada para visitantes com mobilidade reduzida.
Venha viver esta fusão natural das magníficas praias do litoral com o deslumbrante horizonte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde o azul do mar se mistura com o verde rural.
Os muitos trilhos assinalados ao longo dos 340 km da Rota Vicentina são uma boa forma de conhecer a região, partilhar o quotidiano com quem aqui vive e ter outras experiências próximas dos costumes e tradições locais.
Para os mais aventureiros e exploradores, a Costa Alentejana também propõe uma serie de atividades que vão das mais radicais, às mais gulosas.
Espreite algumas sugestões para acompanhar a sua estadia connosco.
Leia também
ALVALADE-PORTO COVO COMECEM A AFINAR AS BICICLETAS
Raid Alvalade – Porto Côvo é uma grande festa do ciclismo todo terreno
O Raid Alvalade–Porto Côvo não é uma prova competitiva.
Mas sim uma grande festa do ciclismo todo terreno, em que é permitido a utilização de BTTs, Bicicletas Elétricas ou de Gravel, não havendo registo de tempos.
Mais informação sobre o evento aqui.
E a nossa equipa de reportagem esteve à conversa com Luís Raposo, para o ficarmos a conhecer um pouco e vos dar a conhecer o homem por detrás do evento.
“…o BTT surgiu de forma natural como essa nova paixão.” Luís Raposo
Luís Raposo começou por nos referir o inicio da sua vida desportiva “Iniciei a minha carreira desportiva no futebol, a nível distrital, representando o Futebol Clube Alvaladense.”
Que o BTT surgiu “Após terminar a minha ligação ao futebol, procurei uma alternativa para manter a atividade física, e o BTT surgiu de forma natural como essa nova paixão.”
“Com a criação em 1998 da Secção de BTT do FC Alvaladense, formámos uma equipa dedicada.
A partir daí, o entusiasmo pela modalidade foi crescendo de forma contínua.” mencionou sobre o clube organizador do Raid Alvalade–Porto Côvo.
“Não me considero propriamente o diretor, mas sim um dos responsáveis pelo crescimento e sucesso deste evento que tanto nos orgulha.” salientou sobre a sua posição no evento e no clube.
Sobre o evento “É, sem dúvida, um enorme motivo de orgulho.
Sabemos que o Raid BTT Alvalade-Porto Covo promove os concelhos de Santiago do Cacém e de Sines, e a região de forma muito significativa.
Dinamizando a economia local e dando a conhecer o que de melhor temos para oferecer.”
“Cada edição traz novos desafios e melhorias…” Luís Raposo
“A inovação nasce da escuta ativa aos participantes, da análise do que podemos melhorar e de uma grande vontade de evoluir.
Cada edição traz novos desafios e melhorias, sempre com o objetivo de proporcionar uma experiência memorável a todos.”
“Durante vários meses, o trabalho é assegurado pela direção do Clube.
Nos dias que antecedem o evento e, principalmente, no próprio dia, contamos com o apoio imprescindível de cerca de 300 voluntários.
Pessoas que, com o seu esforço e generosidade, tornam possível esta grande festa do BTT.”
“Um percurso fantástico entre Alvalade e Porto Covo”
Deixando o convite para “Todos os que gostam de desafios, natureza e convívio saudável, deixo o convite para virem viver connosco esta experiência única.
Um percurso fantástico entre Alvalade e Porto Covo, com a possibilidade, para quem optar, de fazer também o regresso a Alvalade.
Venham fazer parte daquela que é considerada a grande festa do BTT em Portugal! Mais do que um evento, o Alvalade-Porto Covo é a celebração do verdadeiro espírito do BTT!”
“O nosso objetivo, ano após ano, é sempre o mesmo.
Fazer mais e melhor, para continuar a merecer a confiança e o carinho dos milhares de ciclistas que nos visitam.” refere-nos sobre a edição de 2026.
E para terminar “Cá vos esperamos de braços abertos para vos receber em 2026”