Masnada o quarto líder em Omã, Rui Costa 4º na etapa

Masnada

Fausto Masnada

Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl Team) conquistou isolado a vitória e a camisola vermelha de líder após uma emocionante etapa de Al Sifah à Muscat Royal Opera.

Quinta etapa

A quinta etapa terá inicio em Samail “Al Feyhaa Resthouse” e os ciclistas irão percorrer 150,5 km até -Jabal Al Akhdhar (Green Mountain).

A etapa terminará com uma subida de 13,5% de inclinação que colocará os candidatos à vitória final em disputa por ganharem vantagem para a etapa final.

Leia também

Omã, Rui Costa com exibição agressiva sobe ao 4º da geral

Cavendish vence segunda etapa da Volta a Omã, Rui Costa é sétimo na geral

Página do evento.

Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt – Tour de Omã

Rui Costa mantêm o 5º lugar mas mais distante do líder

Rui Costa da (UAE Team Emirates) volta a ter uma brilhante prestação terminando em 4º lugar a etapa.

O português manteve o 5º lugar da geral mas agora agora a 01’07” do líder

A rota ondulante teve ação do início ao fim, com 119,5 km dominados pela força coletiva do Wolfpack.

O parceiro de Masnada, Mauro Schmid, abriu os ataques no início da etapa e acabou dominando o sprint no grupo de 7 homens que terminou a 1’07” do ciclista italiano, incluindo o ex-líder da prova Anthon Charmig (Uno-X Pro Cycling Team ).

Rui Costa

Fausto Masnada é o quarto líder

Masnada é o quarto líder do Tour de Omã 2022 antes da subida de Jabal Al Akhdhar (Montanha Verde) na segunda-feira.

Foi um começo ensolarado na costa para o pelotão dos 98 ciclistas, mas eles provaram estar com pressa para iniciar os ataques em vez de apreciar as vistas de Al Sifah.

Os ataques voam desde o início, mas são necessários 13 km para um grupo de três atacantes se estabelecer na frente: Samuele Zoccarato (Bardiani-CSF-Faizane’), Julen Irizar (Euskaltel-Euskadi) e Michael Kukrle (Gazprom-RusVelo).

Fausto Masnada

Batalhas iniciais loucas

Já parte do breakaway na terceira etapa, Zoccarato domina o primeiro sprint intermediário (km 27) e a subida seguinte (km 31), mas a equipe DSM já está colocando velocidade para tentar virar a corrida de cabeça para baixo.

Os primeiros atacantes são apanhados ao km 37, o ritmo não diminui e o grupo em torno de Anthon Charmig (UnoX Team) é rapidamente reduzido para nove ciclistas.

Mauro Schmid (Quick-Step Alpha Vinyl Team) mantém a corrida agressiva com outro ataque no km 44.

O jovem talento suíço, apenas 17” no geral, é acompanhado 13 km depois por Soren Kragh Andersen da Team DSM e Jonas Hvideberg, Groupama -Antoine Duchesne da FDJ e Marco Canola da Gazprom-RusVelo.

Ação sem parar

O sempre atacante Zoccarato preenche a lacuna para eles na primeira subida da Rua Al Jabal (Bousher Al Amerat, km 74,5).

A vantagem do pelotão foi reduzida em 1 minuto, com a equipe Emirates dos Emirados Árabes Unidos e o Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux fazendo a maior parte do trabalho.

Schmid segue sozinho na subida seguinte da Rua Al Jabal (Bousher Al Amerat, km 89), onde Fausto Masnada (Quick-Step Alpha Vinyl Team) e Jan Hirt (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) lançam novos ataques ao lado de Elie de Arkea-Samsic Gesbert e Kevin Vermaerke e Henri Vandenabeele da Equipe DSM.

Masnada
Fausto Masnada

Empurrão final de Masnada

Um pequeno grupo se reúne atrás de Schmid enquanto se dirigem para a subida final da Rua Al Jabal (Bousher Al Amerat), a ser alcançada com 15 km de distância.

Kevin Vauquelin (Arkea-Samsic) parte em busca de Mauro Schmid e passa por cima com uma diferença de 10” para um grupo de 7 homens: o líder da prova Charmig, Masnada e Schmid, Vermaerke e Vandenabeele, Costa, Hirt.

Vauquelin é apanhado faltando 12km, e Masnada imediatamente lança um novo ataque. Charmig tenta limitar suas perdas, mas Masnada voa para a vitória com uma diferença de 1’07” na linha de chegada.

Parceiros