Peso saudável durante o confinamento

Peso saudável

Saiba como o manter o seu peso saudável dentro de casa.

Estar em casa tornou-se um dos maiores desafios dos últimos tempos. De repente vimos as nossa rotinas e hábitos há muito estabelecidos sofrerem alterações, e o nosso peso não foi exceção.

Uma vez que passámos a “gastar menos energia”, seria de esperar que também que o consumo fosse menor, mas, nem sempre isso acontece e, de repente, vemos os dígitos da balança a disparar.

A boa noticia é que ainda vamos a tempo de mudar!

Texto: Jessica Pinheiro
Fotos: br.freepik.com

Saiba como manter o seu peso saudável dentro de casa.

  • Rotinas:

O nosso organismo necessita de rotinas.

Regemo-nos pelos ciclos circadianos, cada pessoa tem o seu ritmo biológico individual, e, até mesmo aquelas pessoas que não gostam nada de rotinas, precisam de ter algumas na sua vida.

Por isso, um dos passos mais importantes passa por estabelecer e cumprir horários em tarefas básicas como o acordar, deitar, as refeições ao longo do dia e até mesmo o exercícios físico, se não quer ver o seu peso a aumentar.

  • Refeições inteligentes:

Não basta fazer várias refeições aos longo do dia, nem consumir o valor energético adequado a si, se os alimentos que seleciona não são nutritivos.

Além disso, ao fazer refeições muito monótonas e ao excluir ou incluir raramente alguns grupos de alimentos da sua “dieta” (como por exemplo, legumes, fruta, peixe, entre ouros) poderá cair num estado de desnutrição, com consequências negativas para a saúde física, mental e produtividade.

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  • Exercício-físico diário:

Se ainda não faz exercício, aproveite esta fase para o começar.

Comece com 20-30 minutos diários e repita todos os dias.

Mais importante que o tempo de exercício, é a consistência, para criar um novo hábito.

  • Dormir apenas 7-8h:

Se dormir pouco se reflete negativamente na nossa saúde, hoje sabe-se que dormir demais poderá ser igualmente mau ou até pior.

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  • Dispensa inteligente:

Tenha na dispensa apenas o essencial, e procure trazer para dentro de casa apenas alimentos simples, saudáveis e nutritivos.

Não espere pela próxima semana para começar!

E lembre-se, mais importante que fazer tudo de uma vez, é fazer pequenos progressos e mantê-los ao longo do tempo.

Alguma dúvida entra em contacto comigo!!

Instagram: Jessica Pinheiro

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