Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Portugal primeira vez nas finais do Campeonato Europeu

Portugal tem pela primeira vez um representante nas finais do Campeonato Europeu de Clubes de Ultimate Frisbee, que se realiza na Breslávia, Polónia, entre 5 e 7 de outubro. Os Disc’Over Lisboa garantiram no início de setembro a qualificação no Complexo do Jamor e vão disputar a fase final da competição, na divisão mista.

Momento histórico para Portugal este Campeonato Europeu de Clubes de Ultimate Frisbee

O campeonato junta os melhores clubes da Europa de ultimate de relva. A equipa portuguesa vai defrontar na primeira fase adversários da Alemanha, Letónia, República Checa e Irlanda.

Um dos jogadores dos Disc’Over Lisboa, João Duarte, concorda que este é “um momento histórico”:

É um enorme orgulho participar no European Ultimate Championship Finals e, ao mesmo tempo, um enorme desafio jogar contra as melhores equipas europeias”.

A equipa de Lisboa viaja para a Polónia focada “na aprendizagem, para ganhar experiência, sem metas definidas”.

O nosso objetivo passa por mostrar uma boa imagem do ultimate português, dar o nosso melhor em campo, encarando cada jogo como se fosse uma final. Temos ambição, mantendo a humildade e garra que nos trouxe até aqui”, sublinha João Duarte.

O que é o ultimate?

O ultimate é um desporto coletivo jogado com um disco voador (também conhecido como frisbee) num campo relvado rectangular com uma zona de golo em cada extremidade. O objectivo é marcar pontos através da recepção do disco na zona de golo defendida pela equipa adversária. O jogador em posse do disco não pode deslocar-se, mas pode passá-lo em qualquer direcção para os colegas de equipa. Sempre que o disco cai ao chão ou é intercetado por um adversário, a equipa que estava a defender passa a atacar e vice-versa.

O ultimate tem duas características notáveis que o tornam numa modalidade única: em primeiro lugar, é um desporto misto, ou seja, jogado por homens e mulheres ao mesmo tempo; em segundo lugar, é auto-arbitrado, mesmo em competições de alto nível, havendo um enorme fair-play e respeito entre os jogadores.

Este desporto, originalmente conhecido como ultimate frisbee, foi criado nos anos 60 por estudantes nos Estados Unidos da América. Desde então tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade e conta actualmente com milhões de praticantes em mais de 100 países em todo o mundo. O Ultimate foi oficialmente reconhecido pelo Comité Olímpico Internacional em 2015 e poderá fazer parte dos Jogos Olímpicos de 2024 ou 2028.

Sitio oficial da Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos de Disco.

Ultimate no facebook.

Texto: Média APUDD
Fotos: Ricardo Janeiro

 

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta