Qualidade marcou o I Open Karaté Penacova

Penacova é uma vila portuguesa no distrito de Coimbra, região Centro e sub-região do Baixo Mondego, com cerca de 3 200 habitantes.

É sede de um município com 216,73 km² de área e 15 251 habitantes (2011), subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Mortágua e Santa Comba Dão (Viseu), a leste por Tábua, a sueste por Arganil, a sul por Vila Nova de Poiares, a oeste por Coimbra e a noroeste pela Mealhada (Aveiro). O concelho conta com três localidades com estatuto de vila: Penacova, Lorvão e São Pedro de Alva.

Penacova pertence ao bispado e distrito administrativo de Coimbra. Penacovense é o nome atribuído aos habitantes de Penacova e tem como feriado municipal o 17 de Julho, dia do nascimento do Presidente da República, António José de Almeida. A sua padroeira é Nossa Senhora da Assunção. Penacova também é conhecida como a Capital da Lampreia.

E foi nesta bela localidade localizada a cerca de 200 kms da capital, que o Clube de Karaté de Penacova, depois de em 2012 ter realizado o Campeonato Nacional da Modalidade, realizou no passado sábado, dia 21 de Março, no Pavilhão Municipal de Penacova – Aniceto Simões, nos escalões cadetes, juvenis, juniores e seniores, a primeira edição de muitas edições, que se desejam do OPEN KARATÉ PENACOVA, com o apoio da Câmara Municipal de Penacova, e desde o primeiro momento contaram com o incondicional apoio da Federação Nacional de Karate Portugal e Associação Portuguesa de Karate Shukokai da empresa “O Praticante”, entre outros órgãos de comunicação social e empresas da região.

Falando do Clube Organizador 32 atletas os representam distribuídos pelos diversos escalões e categorias, sendo que, o atleta mais novo tem 6 anos e o mais velho 47. Quantos aos resultados de maior destaque dos seus atletas poderemos referir os da época 2013/2014 – Diogo Pereira: Vice – Campeão Nacional na prova de kata sénior masculino na Taça Nacional de Karate Shukokai; Rafael Alves: Vice – Campeão Nacional na Prova de Kumite Infantil na Taça Nacional deKarate Shukokai e 3º lugar na prova de kata individual da mesma competição; Nicole Duarte: Vice – Campeã Nacional na Prova de Kumite Juvenil na Taça Nacional deKarate Shukokai.

Esteve representado neste evento por uma comitiva de 6 atletas, subiu ao pódio uma única vez por intermédio da atleta Camila Lopes, no escalão juvenil feminino – 50 Kg que conquistou um honroso 3º lugar, já que esta foi a sua estreia nesta tipologia de competições inter estilos

Falando do Open, um pavilhão totalmente lotado, assistiu desde as 9h até pouco depois das 19h, ao elevado nível competitivo dos competidores presentes foi também ele por si só um facto incontestável, nomeadamente, a presença de alguns atletas da Selecção Nacional de Juniores e Sub 21, que recentemente em Fevereiro, haviam marcado presença no Campeonato Europeu da EWK, realizado na Suíça, contribuíram para uma maior qualidade e técnica dos vários combates “eliminatórias” e de seguida finais, que fizeram vibrar os espectadores, as famílias, os colegas de equipa, os treinadores e os dirigentes, claro que como não poderia deixar de ser algumas críticas às equipas de arbitragem, e fica a questão qual o desporto em que nunca são atribuídas as culpas aos juízes / árbritos.

No entanto refira-se que o público e as equipas não arredaram pé do pavilhão até à entrega do último prémio.

Dos combates realizados destacamos os últimos com Prize Money em femininos, Ina Certan a vencedora não sofreu qualquer constatação perante a sua qualidade e excelente técnica colocada no combate perante a sua opositora Bruna Lopes.

Em masculinos o contraste entre os dois oponentes um o Fábio Pinto, alto e forte, o outro Diogo Silva, mais baixo e menos forte, levaram a um jogo de estratégia entre ambos, perante as condições físicas de cada um, tinham o mesmo objectivo, vencer, e enquanto o Fábio Pinto ia tentando pontuar, o seu adversário com um bom jogo de pernas e de cintura ia como uma enguia, esquivando-se, tentando ser ele o primeiro a pontuar e adiando o primeiro ponto do combate do seu adversário, enquanto acalentava a esperança de poder sair vencedor da contenda, o que não se veio a concretizar, pois a cerca de 30s do final o Fábio pontuou, defendendo-se até ao apito final para sair vencedor.

Uma excelente organização em que se viu o empenho de atletas, familiares e dirigentes do clube organizador para que nada faltasse aos participantes, espectadores e outros que marcaram presença.

No hall de entrada do pavilhão várias marcas marcaram presença comercializando material desportivo ligado à modalidade.

A realização de futuras edições do Open Karaté Penacova será com certeza para manter, segundo nos confidenciou Carlos Marques presidente da Comissão Organizadora, apenas ainda não sabemos ainda com que periodicidade, será algo a discutir em sede da reunião de balanço da comissão de organização do evento, referiu.

Na sessão de encerramento Carlos Marques referiu “permitam-me que vos diga, com a verdade que me caracteriza que estou hoje de consciência tranquila convicto de que, em conjunto com a equipa de parceiros e colaboradores que me acompanhou construímos algo de novo, despertámos algumas consciências para a importância da prática desportiva e fomentámos novas oportunidades para um concelho que eventualmente se motivou para construir mais um projecto inovador que revigora vontades e sinergias que para os residentes, quer para os muitos que se deslocaram até nós. Um agradecimento à Câmara Municipal de Penacova que, desde o primeiro momento acolheu esta ideia, ajudando a desbloquear alguns contratempos com o objectivo de que esta iniciativa atingisse os contornos desejados, disponibilizando recursos e apoiando em toda a logística deste evento, de forma a conquistar, por um lado a merecida visibilidade e, por outro lado uma realização simultaneamente, interessantes, sugestiva e atractiva.”

Carlos Marques, continuou mencionando: “Gostaria de lembrar todos os patrocinadores que tornaram possível encontrar meios e apoios indispensáveis, bem como todos os parceiros envolvidos. Os atletas e árbitros que foram afinal o rosto mais visível de todo este projecto, merecem-nos uma referência muito particular. Primeiro por todo o investimento feito nesta modalidade desportiva e que aqui se concretizou de uma forma tão viva e tão profissional. Podemos dizer que eles foram afinal o palco deste evento e todos os nossos aplausos são poucos para lhes manifestar o nosso incondicional reconhecimento pelo espectáculo de grande nível e grande espírito desportivo. Penacova foi, de facto, uma “lição” para muitos daqueles que fazem do desporto a sua vida!

Para concluir, o meu sincero agradecimento a todos que permitam-me que vos diga agora e em poucas palavras qual a minha simbólica expressão de gratidão: OBRIGADO POIS VALEU A PENA!”

Para a história deste primeiro Open ficam os nomes dos atletas que ocuparam os pódios:

Juvenil Feminino – 50 Kg
1º- Daniela Ferreira CKM
2º- Ana Pereira CKM
3º- Camila Lopes CKP & Laura Monic ECMA

Juvenil Feminino + 50 Kg
1º- Josandra Alexandre FA
2º- Catarina Borges CKAB
3º- Margarida Costa CKAPV & Ana Sousa

Juvenil Masculino – 50 Kg
1º- Filipe Moreiras SKAD
2º- Afonso Torres GCV
3º- Iúri Loureiro AZEN & Nuno Cabreira CKAPV

Juvenil Masculino + 50 Kg
1º- Gonçalo Freitas AJKP
2º- Nuno Oliveira NKSL
3º- Sérgio Nunes KST & José Henriques ARCDS

Cadete Feminino – 50 Kg
1º- Rita Vasconcelos GCV
2º- Catarina Ferreira GCV
3º- Marina Alves CSKD & Magda Santos ARCDS

Cadete Feminino + 50 Kg
1º- Madalena Carvalho GCV
2º- Inês Pedro FA
3º- Carlota Silva FA & Inês Ferreira ASKP

Cadete Masculino – 60 Kg
1º- Diogo Moreira CKAPV
2º- Leandro Cunha AJKP
3º- Diogo Graça AKWADO & João Lopes ARCDS

Cadete Masculino + 60 Kg
1º- Miguel Alcobia DSR
2º- Ricardo Teixeira AJKP
3º- Alexandre Costa CKAPV & Daniel Rodrigues

Júnior Feminino – 55 Kg
1º- Tânia Correia SCC
2º- Sara Leal FA
3º- Inês Sousa CKM & Ana Veloso ARCDS

Junior Feminino + 55 Kg
1º- Rita Oliveira GCV
2º- Flávia Rite AJKP
3º- Maria Clara AKS & Sofia Clara CKM

Junior Masculino – 70 Kg
1º- Diogo Monteiro CKM
2º- Diogo Sousa CKM
3º- David Lopes KSP & Ricardo Soelho CKM

Junior Masculino + 70 Kg
1º- Miguel Diz NDAP
2º- Pedro Falcão NDAP
3º- Diogo Almeida CKM & Luis Vandermuren CKM

Senior Feminino – 60 Kg
1º- Ina Certan CKAPV
2º- Joana Bastos CKAPV
3º- Sofia Vareta FA & Marta Cunha NKSL

Sénior Feminino + 60 Kg
1º- Bruna Lopes SCC
2º- Ana Menezes ARCDS
3º- Renata Batista NKSL & Inês Almeida CKM

Sénior Masculino – 75 Kg
1º- Diogo Silva AZEN
2º- Rafael Sequeira CKSA
3º- Joaquim Mendes GCV & David Fernandes

Sénior Masculino + 75 Kg
1º- Fábio Pinto CKM
2º- Emmanuel Moreira CKM
3º- Rafael Martins SKSC & Bernardo Melo EKMA

Prize Money Masculino – Fábio Pinto CKM
Prize Money Feminino – Ina Certan CKAPV

Texto: Henrique Dias
Fotos: Miguel David

Parceiros

Deixe uma resposta