Seleção Portuguesa de partida para o Europeu de Mixed Martial Arts

A seleção nacional de Mixed Martial Arts (MMA) parte hoje, 18 de Novembro, para Birmingham, no Reino Unido, onde vai disputar o Campeonato Europeu de MMA, entre os dias 19 e 22 de Novembro.

São cinco os atletas que vão representar Portugal:
• Filipe Catanho (sobre este atleta), na categoria de Featherweight (-65,8 kg / 145 lb);
• Franklyn Rodrigues (sobre este atleta), na categoria de Lightweight (-70,3 kg / 155 lb);
• Carlos Santos (sobre este atleta), na categoria de Welterweight (-77,1 kg / 170 lb);
• Milton Mateus (sobre este atleta), na categoria de Middleweight (-83,9 kg / 185 lb);
• João Mimoso (sobre este atleta), na categoria de Light Heavyweight (-93,0 kg / 205 lb).

Os atletas apuraram-se durante os Tryouts Nacionais, um torneio que decorreu no passado dia 11 de Outubro, no Complexo Municipal da Maia. Filipe Catanho e Franklyn Rodrigues voltam a marcar presença na seleção nacional enquanto que Carlos Santos, Milton Mateus e João Mimoso fazem as suas estreias.

Luis Barneto, diretor executivo da CAPMMA – Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts e selecionador nacional, lidera a comitiva portuguesa. Também seguem, para Birmingham, Nuno Rocha e Renato Costa, treinadores adjuntos da equipa portuguesa.

O sorteio que vai determinar a distribuição dos atletas pela chave dos combates realiza-se esta tarde, entre as 18:30 e as 20:00, no Hilton Birmingham Metropole Hotel.

A competição decorre entre amanhã e o próximo domingo. Em cada um dos dias, entre as 7:00 e as 8:30, são feitas as pesagens dos atletas e as verificações médicas. A partir das 11:00, acontecem os combates, no Walsall Campus da University of Wolverhampton.

O Campeonato Europeu de MMA é organizado pela IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation e vai ter a participação de 23 países, com mais de 30 atletas femininas (distribuídas por quatro divisões de peso) e de 140 masculinos (em nove divisões de peso).

Portugal ocupa atualmente a 21ª posição do ranking mundial da IMMAF, que conta com um total de 47 países. O selecionador nacional Luis Barneto disse, em relação a este Campeonato Europeu que agora começa, esperar uma “melhoria no desempenho individual e uma melhoria da equipa nacional no ranking… ambos, se possível”.

O nosso país esteve representado nos Campeonatos Mundiais de MMA de 2014 e de 2015, ambos em Las Vegas, nos Estados Unidos, por dois e três atletas, respetivamente.

Sobre a CAPMMA:
A CAPMMA – Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts é o organismo responsável por regulamentar, supervisionar, dirigir e promover a prática, ensino e competição de MMA em Portugal, observando os Estatutos da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, enquanto disciplina associada deste organismo, e na estrita dimensão da autonomia que lhe foi conferida pela referida Federação.

A CAPMMA encontra-se filiada na IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation e segue o modelo desta organização internacional, no que diz respeito à segurança dos atletas, às regras para o MMA e à estratégia de crescimento organizado para o desporto, com apenas algumas adaptações menores à realidade nacional.

Carlos dos Santos photo
Carlos Santos
Filipe Catanho photo
Filipe Catanho
Milton Mateus photo
Milton Mateus
João Mimoso photo
João Mimoso

 

 

 

 

 

 

 

 

Franklyn Rodrigues photo
Franklyn Rodrigues

Parceiros

Deixe uma resposta