Seleção Portuguesa de partida para o Europeu de Mixed Martial Arts
Share the post "Seleção Portuguesa de partida para o Europeu de Mixed Martial Arts"
A seleção nacional de Mixed Martial Arts (MMA) parte hoje, 18 de Novembro, para Birmingham, no Reino Unido, onde vai disputar o Campeonato Europeu de MMA, entre os dias 19 e 22 de Novembro.
São cinco os atletas que vão representar Portugal:
• Filipe Catanho (sobre este atleta), na categoria de Featherweight (-65,8 kg / 145 lb);
• Franklyn Rodrigues (sobre este atleta), na categoria de Lightweight (-70,3 kg / 155 lb);
• Carlos Santos (sobre este atleta), na categoria de Welterweight (-77,1 kg / 170 lb);
• Milton Mateus (sobre este atleta), na categoria de Middleweight (-83,9 kg / 185 lb);
• João Mimoso (sobre este atleta), na categoria de Light Heavyweight (-93,0 kg / 205 lb).
Os atletas apuraram-se durante os Tryouts Nacionais, um torneio que decorreu no passado dia 11 de Outubro, no Complexo Municipal da Maia. Filipe Catanho e Franklyn Rodrigues voltam a marcar presença na seleção nacional enquanto que Carlos Santos, Milton Mateus e João Mimoso fazem as suas estreias.
Luis Barneto, diretor executivo da CAPMMA – Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts e selecionador nacional, lidera a comitiva portuguesa. Também seguem, para Birmingham, Nuno Rocha e Renato Costa, treinadores adjuntos da equipa portuguesa.
O sorteio que vai determinar a distribuição dos atletas pela chave dos combates realiza-se esta tarde, entre as 18:30 e as 20:00, no Hilton Birmingham Metropole Hotel.
A competição decorre entre amanhã e o próximo domingo. Em cada um dos dias, entre as 7:00 e as 8:30, são feitas as pesagens dos atletas e as verificações médicas. A partir das 11:00, acontecem os combates, no Walsall Campus da University of Wolverhampton.
O Campeonato Europeu de MMA é organizado pela IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation e vai ter a participação de 23 países, com mais de 30 atletas femininas (distribuídas por quatro divisões de peso) e de 140 masculinos (em nove divisões de peso).
Portugal ocupa atualmente a 21ª posição do ranking mundial da IMMAF, que conta com um total de 47 países. O selecionador nacional Luis Barneto disse, em relação a este Campeonato Europeu que agora começa, esperar uma “melhoria no desempenho individual e uma melhoria da equipa nacional no ranking… ambos, se possível”.
O nosso país esteve representado nos Campeonatos Mundiais de MMA de 2014 e de 2015, ambos em Las Vegas, nos Estados Unidos, por dois e três atletas, respetivamente.
Sobre a CAPMMA:
A CAPMMA – Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts é o organismo responsável por regulamentar, supervisionar, dirigir e promover a prática, ensino e competição de MMA em Portugal, observando os Estatutos da Federação Portuguesa de Lutas Amadoras, enquanto disciplina associada deste organismo, e na estrita dimensão da autonomia que lhe foi conferida pela referida Federação.
A CAPMMA encontra-se filiada na IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation e segue o modelo desta organização internacional, no que diz respeito à segurança dos atletas, às regras para o MMA e à estratégia de crescimento organizado para o desporto, com apenas algumas adaptações menores à realidade nacional.