Três atletas portugueses eliminados no 1º dia do Europeu de Mixed Martial Arts
Share the post "Três atletas portugueses eliminados no 1º dia do Europeu de Mixed Martial Arts"
No primeiro dia do Campeonato Europeu de Mixed Martial Arts (MMA), que está a decorrer em Birmingham, no Reino Unido, entre hoje e o próximo domingo, entraram em ação os atletas nacionais Carlos dos Santos, Filipe Catanho e Milton Mateus. Os três lutadores perderam os respetivos combates de estreia, ficando eliminados da prova.
Os resultados foram os seguintes:
Em Welterweight (-77,1 kg / 170 lb), Carlos dos Santos foi derrotado por Hardeep Rai (Reino Unido) por KO técnico aos 1:54 do round 1;
Em Featherweight (-65,8 kg / 145 lb), Filipe Catanho foi derrotado por Connor Hitchens (Reino Unido), por submissão (estrangulamento D’Arce) no round 1;
Em Middleweight (-83,9 kg / 185 lb), Milton Mateus foi derrotado por Asterio Lucchesini (Itália) por decisão unânime.
Carlos dos Santos começou a sua luta com uma equilibrada troca de golpes em pé. O seu adversário procurou e conseguiu, depois, projetá-lo, ficando numa posição vantajosa em relação ao atleta português. Após um bom momento de ground and pound (aplicação de golpes durante a luta no chão), o árbitro interrompeu, dando a vitória ao britânico ainda no primeiro round.
Filipe Catanho teve um início de combate muito bom, com vantagem na troca de golpes em pé, o que forçou o adversário a levar a luta para o chão. Connor Hitchens conseguiu, então, encaixar um estrangulamento (D’Arce) no nosso atleta e provocar a submissão, ainda no primeiro round.
Milton Mateus enfrentou o capitão da equipa italiana. Ainda que Asterio Lucchesini fosse o atleta mais experiente e tivesse vantagem na envergadura, o lutador português deu uma excelente réplica, levando a luta até ao final dos três rounds de três minutos.
Os juízes acabaram por atribuir a vitória ao italiano por decisão unânime.
Com estes resultados, Carlos dos Santos, Filipe Catanho e Milton Mateus terminam as suas participações nesta edição do Campeonato Europeu de MMA.
Para amanhã, 20 de Novembro, estão marcados os combates de estreia de Franklyn Rodrigues e João Mimoso:
Na categoria de Lightweight (-70,3 kg / 155 lb), Franklyn Rodrigues vs. Toni Lampinen (Finlândia);
Na categoria de Light Heavyweight (-93,0 kg / 205 lb), João Mimoso vs. Laurent Bontus (França).
Caso vença, Franklyn Rodrigues voltará a combater mais tarde, neste dia, contra Thomas Martin (Irlanda).
Para Luís Barneto, diretor executivo da CAPMMA – Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts e selecionador nacional, “o primeiro dia de competição foi intenso”, tendo os mais de 40 combates demonstrado “um nível competitivo inacreditável”. O técnico nacional considerou ainda que este foi “um ótimo arranque para o primeiro Open Europeu e a afirmação do MMA amador como desporto emocionante e exigente”.
O Campeonato Europeu de MMA é organizado pela IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation e tem a participação de 23 países, com mais de 30 atletas femininas (distribuídas por quatro divisões de peso) e de 140 masculinos (em nove divisões de peso).
Portugal ocupa atualmente a 21ª posição do ranking mundial da IMMAF, que conta com um total de 47 países. O nosso país esteve representado nos Campeonatos Mundiais de MMA de 2014 e de 2015, ambos em Las Vegas, nos Estados Unidos, por dois e três atletas, respetivamente.