SE ESTÁ EM TELETRABALHO, A GINÁSTICA LABORAL PODE SER A SOLUÇÃO IDEAL PARA SI

teletrabalho

https://unsplash.com/photos/LaKVSiT4rR8

O teletrabalho é uma realidade que veio para ficar. Na verdade, são cada vez mais as empresas que aderiram a este modelo de negócios e parecem ter ideias de permanecer com o mesmo.

Mas onde se situa o funcionário no ceio deste cenário?

Ainda que os trabalhadores pareçam estar bem recetivos à ideia, a sua saúde pode ver-se influenciada por este método.

Entre o stress e as dores lombares, é aqui que surge o termo ‘Ginástica Laboral’, um conjunto de exercícios destinado ao bem-estar de todos os profissionais.

Representando benefícios para o cansaço, stress, sistema cardíaco ou até articulações, o conceito de ginástica laboral tem em vista impulsionar ao máximo a saúde de todos os trabalhadores.

Isto quer dizer que, mesmo que possa ser exercitada dentro do contexto presencial, existem vantagens acrescidas em caso de teletrabalho.

Consistindo numa série de pequenas atividades entre 10 e 15 minutos, estes exercícios focam-se essencialmente em alongamentos e trabalho de postura.

Podendo dividir-se em exercícios que antecipam o dia de trabalho, durante pausas ou depois de terminar, deve pensar na ginástica laboral não apenas se executar muitas funções ou movimentos semelhantes.

Seja de pé ou sentado, existem diversos tipos de alongamentos que pode fazer, como de pulso, peitoral ou axial.

Além disso, quando o assunto é a sua postura, também é necessário entender que a sua própria cadeira é determinante para alcançar a posição mais benéfica para o seu corpo.

https://unsplash.com/photos/p8DjPfqEhW0

A ascensão do home office em Portugal

São cada vez mais as empresas portuguesas a converterem-se a um modelo híbrido de trabalho ou então totalmente à distância, também conhecido como home office.

Trazendo tanto benefícios para os empregadores como para os seus funcionários, uma pesquisa de 2020 da Robert Walters, concluiu que 89% dos profissionais portugueses a laborar em casa encontravam-se felizes neste contexto.

Esta linha permanece positiva, já que 44% dos inquiridos afirmou ver a sua produtividade crescer.

Entre as causas destes números destaca-se a versatilidade da agenda, o conforto do local de trabalho e menor necessidade de os funcionários reunirem.

Por outro lado, a pesquisa também indicou que metade dos entrevistados sentiram mais independência nas suas tarefas.

Como posso aumentar o meu bem-estar a trabalhar a partir de casa?

Mesmo que o trabalho a partir de casa represente diversos benefícios para os trabalhadores, independentemente da sua área da atuação, é necessário colocar o seu conforto em primeiro plano e pensar nas melhores ferramentas para se sentir saudável, tanto física como mentalmente.

É aqui que o exercício desempenha uma função essencial, mas pode conjugar a atividade física com outro tipo de ocupações.

Por isso, comece por delinear uma rotina bem organizada, se tiver oportunidade opte por trabalhar ao ar livre, ou então aproveite que está em casa para socializar mais com os seus familiares.

Além do mais, pode aproveitar as suas pausas para algum entretenimento.

Os jogos de casino como a roleta e o poker podem ser uma boa opção já que, totalmente no online, permitem imergir num universo de cores, sons e divertimento.

De outra forma, se é um adepto de séries, já pensou em aproveitar a sua pausa de almoço para ver aquele episódio há tanto tempo à espera?

Uma outra forma de potenciar ao máximo a sua produtividade é por meio de meditação. Este tipo de exercícios, baseados muitas das vezes na respiração, vão fazer com que se concentre mais, fique mais calmo e até descanse melhor na hora de dormir. Para isso, existem diversas aplicações para o seu telemóvel com meditações guiadas, como é o caso da “Insight Timer” e dos “5 Minutos”, ambas disponíveis para Android e iOS.

Nesta linha de raciocínio também pode optar pelo yoga, uma prática desportiva focada exatamente no seu bem-estar. Além de contribuir para a redução de dores musculares e funcionar como uma boa atividade para o seu físico, o yoga distingue-se pelos seus benefícios para a ansiedade e stress.

Com isto em consideração, é necessário perceber que mesmo trabalhando, não pode desmerecer a sua saúde. Por isso, opte por uma boa alimentação, realize atividade física, medite e esteja rodeado das pessoas que gosta.

Parceiros