As TOP 6 dicas para acabares uma Ultra a sorrir

Ficam aqui as TOP 6 dicas sobre aspectos técnicos genéricos para o treino de preparação com vista a esforços Ultra.

ultras

Se queres chegar ao final a sorrir, se queres descer no final a desfrutar sem ser a chorar com dores nos quadríceps, etc… aproveita estas dicas:

1- Treino de Força

A corrida é altamente destruidora de massa muscular, por isso, deverão 2 a 3 vezes por semana complementar com reforço muscular e trabalho de equilíbrio e mobilidade. Bastam 20 a 30m.

ultras02

2- Corre Menos

Treinos de esforço constante e um exagero de treinos longos só te vai fazer ter mais kms nas pernas. Vai ajudar a destruir músculo e no limite poderás apresentar orgulhosamente um número de km mensais e anuais tremendo mas que não se reflecte na melhoria da performance.

3- Mais Treinos Curtos e Intensos 

Para fazer ultras precisas de uma hora por dia, 5 a 6 dias por semana e um longo ou provas de preparação mais longas pontualmente entre vários treinos curtos e de força.

ultras01

4-Mais Proteína

Comer massa é bonito mas isso só te dá energia para correres mais kms, e por isso, destruir mais músculo. A proteína na alimentação e a suplementação, com recuperadores, com proteínas irá ajudar a recuperar melhor e preservar a massa muscular.

5- Dorme Bem

Se dormires menos se 7/8 em fases de carga ou tiveres horários variados como turnos, vais ter desafios. O nosso metabolismo tem ciclos de reposição que devem ser respeitados.

6- Respeita os descansos entre esforços e os sinais do corpo

Não és profissional, por isso não tens de correr riscos. Correr em cima de sensação de cansaço ou de sinal de princípio de lesão, só porque é o que pensavas fazer e a tua disponibilidade o permite, pode levar à exaustão, lesão e desmotivação.
Preferível suprimir treinos e descansar, do que carregar em cima.

Ficam as dicas.

[divide icon=”circle”]

Texto de: Ricardo Bomtempo
Fotos de: Miguel David

Parceiros