Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Triatleta, será a suplementação assim tão eficaz?

Há muitos atletas, como o triatleta que recorre à suplementação, seja para melhoria da performance, aumento de massa muscular, perda de massa gorda, rápida recuperação, ou saúde.

Os estudos são pouco claros quanto ao benefício da maioria dos suplementos do mercado. Ainda assim, alguns produtos podem melhorar a performance do atleta, do triatleta entre 1 a 3%.

O aumento das respostas fisiológicas ao exercício e consequentemente melhoria das adaptações ao treino são dois fatores em que a suplementação pode fazer a diferença.

triatleta

Quanto aos suplementos que tendem a demonstrar efeito destacam-se os suplementos proteicos Whey e Caseína, Creatina, Beta-alanina, Bicarbonato de sódio, Shot de beterraba e Cafeína.

De uma forma geral os suplementos proteicos auxiliam na recuperação através da síntese proteica muscular, mantendo ou aumentando a massa muscular do atleta.

A creatina aumenta a tolerância ao treino de alta intensidade, estimula a síntese proteica muscular e a reparação do glicogénio muscular no atleta.

Será a suplementação assim tão eficaz para o triatleta?

Os suplementos anteriormente referidos podem promover a retenção hídrica. A Beta-alanina e o Bicarbonato de sódio são substâncias tampão (ação no pH) que retardam a perceção de fadiga e promovem a manutenção da intensidade.

Também o Shot de beterraba, rico em nitratos, promove o atraso da sensação de exaustão. Por fim, a cafeína, substancia de rápida absorção e efeito, aumenta a tolerância ao esforço e aumenta o estado de alerta e energia.

A suplementação com antioxidantes, vitaminas e minerais, sem que haja uma necessidade diagnosticada, parece ter um efeito negativo na performance por comprometer as adaptações individuais ao treino e, eventualmente, a saúde do atleta.

Importa referir que o processo de escolha de um suplemento deve ter em conta os seguintes pontos: evidência de benefício, efeito na saúde, se a dieta já supre as necessidades, presença de substancias proibidas, certificação de segurança, e relação custo-benefício. Todos os pontos referidos são relevantes para que o atleta faça uma escolha segura e informada.

Existe uma resposta individual de cada atleta a diferentes suplementos e protocolos de toma. Antes de consumir qualquer suplemento deve procurar a opinião da equipa médica que o acompanha.

Fontes: Rothschild, J.A.; Bishop, D.J. Effects of Dietary Supplements on Adaptations to Endurance Training. Sports Medicine 2019, 1-29.

Gallardo, E.J.; Coggan, A.R. What Is in Your Beet Juice? Nitrate and Nitrite Content of Beet Juice Products Marketed to Athletes. International journal of sport nutrition and exercise metabolism 2019, 29, 345-349.

Veja aqui outro artigo Dieta Regular por Joana Romão

Texto: Joana Romão – Nutricionista
Publicado no sitio oficial da Federação Triatlo Portugal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta