UTAT – Ultra Trail Atlas Toubkal

UTAT-Paisagem-3

Já lá vão uns anos desde que descobri Marrocos. Não é fácil explicar a quem não conhece, porque é que desde aí, por uma razão ou por outra, regresso todos os anos. Norte, Sul, Atlântico ou Mediterrâneo, Rif ou Atlas, dunas ou montanha, há sempre uma razão para descobrir mais um pouco deste país que nos encanta.

Em 2011, já a paixão era forte, descobri mais um motivo para continuar a regressar a Marrocos (como se fosse preciso mais um). O Ultra Trail Atlas Toubkal. Uma prova de corrida de montanha realizada no Alto Atlas.
Organizada por franceses radicados em Marrocos (a França é o país da Europa com mais tradição neste desporto) a prova realiza-se a partir do planalto de Oukaimeden, aos 2700 m de altitude, local onde a organização monta uma aldeia efémera de suporte a todos os atletas e acompanhantes que ali se reúnem durante 4 dias. Local de eleição para os amantes de esqui e outros desportos de inverno provenientes principalmente de Marraquexe, por mais que isso nos surpreenda (neve e pistas de esqui em Marrocos), é um local perfeito no resto do ano para os amantes de caminhadas e montanha

UTAT-Paisagem-2Embora a prova principal que dá o nome ao evento, Ultra Trail Atlas Toubkal, com 105 Km, um desnível positivo de 6500 m (a totalidade do que se sobe ao longo do percurso) e passagem aos 3600 m de altitude, só seja acessível a atletas com muita experiência e uma excelente preparação física, existem outras distâncias para quem se esteja a iniciar na modalidade ou não esteja interessado em desafios tão exigentes: a Marathon de l’Atlas com 42 Km, a Virée d’ Ikkiss com 26 Km e o Challenge que consiste em fazer a Marathon de l’Atlas num dia e a Virée d’Ikkiss no dia seguinte. A Virée d’Ikkiss pode mesmo ser encarada como uma caminhada exigente para quem gosta de desfrutar da montanha.

Com alguma experiência em provas de trail, quer em Portugal quer em Espanha e em França, posso garantir-vos que este é um evento único e sem paralelo, aqui ao lado do nosso país. Juntar à alta montanha e às paisagens do Atlas, o ambiente que se vive na aldeia de Oukaimeden durante aqueles dias e a descoberta do povo berbere, das suas aldeias, culturas e modo de vida, é uma mistura sem igual.

Participei e concluí com sucesso a prova de 105 Km em 2012. Nunca tinha feita algo tão difícil no trail. Mas não descansei enquanto não regressei em 2014 com mais 7 amigos que obviamente também se renderam aos encantos do Atlas e de Marrocos. Este ano vou regressar novamente e gostava que cada vez mais portugueses marcassem presença e descobrissem também a magia do Alto Atlas, a hospitalidade do povo berbere e a mudança que provoca em nós participar neste evento. Volta-se diferente do UTAT.

20-UTAT-paisagem-1Pese embora o exotismo do país e o facto de nos deslocarmos para outro continente, é muito simples participar no UTAT graças ao trabalho da excelente organização. Só temos de chegar ao aeroporto de Marraquexe, o que é extremamente simples com os voos diretos da TAP, por exemplo. A partir daí a organização encarrega-se do transporte para o local da prova, o regresso ao aeroporto no final, bem como do alojamento em meia pensão durante 4 dias na montanha. O pacote de participação inclui tudo isto, para além da participação na prova que escolherem.

Se gostam de montanha, trail, trekking ou desportos ao ar livre de um modo geral, fica o convite para virem conhecer de perto as aldeias perdidas nos vales do Alto Atlas
, inacessíveis a não ser por trilhos, habitadas pelo povo berbere, gente humilde e acolhedora que vive em plena comunhão com a natureza agreste do Atlas, numa economia de subsistência, onde o que não se consegue produzir nos vales férteis irrigados pelos rios, tem de vir de burro em viagens de horas desde a estrada mais próxima.

Facebook do evento
Site do evento

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Paulo Pires
Fotos: Organização

Parceiros