A Acupunctura e a performance desportiva

No campo da medicina desportiva, a Acupunctura tem sido utilizada maioritariamente para aliviar a dor. Também é utilizada frequentemente como reforço das modalidades ditas tradicionais, tais como a fisioterapia ou a medicação.

A integração da Acupunctura em Portugal no mundo do desporto está a crescer. Tendo uma reputação inquestionável no que toca ao tratamento de dor e da reabilitação, a acupunctura é também uma opção de excelência no que toca à melhoria da capacidade física e desempenho dos atletas, sendo recomendada não só num período pré-prova, como também para recuperação da fadiga muscular.

O tratamento deverá ser guiado pela área afectada e também por parâmetros tais como o tipo de desporto, a forma física do atleta e o alinhamento da coluna, entre outros aspectos. São diversas as possíveis causas de diminuição do desempenho.

Assim, estejamos a falar de reabilitação ou de melhoria de performance, é importante que o especialista tenha a noção do tipo de movimentos efectuados pelo atleta durante a sua prática regular, para então se poder tratar não apenas o sintoma, mas também a raiz do problema.

A OMS recomenda a acupunctura como terapia para uma lista de mais de uma centena de patologias. Desde 1979, ano em que foram publicados os primeiros relatórios sobre esta medicina milenar, esta lista de patologias tem vindo a ser atualizada.

A integração da acupunctura em alta competição é uma realidade nos mais diversos desportos. Martina Hingis, tenista, tratou a sua lesão no pulso através de acupunctura. A equipa de futebol Bolton Wanderers (Inglaterra) tem um Acupunctor na sua equipa técnica. Também no ciclismo, Vincenzo Nibali confessou que o uso de acupunctura, entre etapas, foi um dos seus segredos para vencer o Tour de France do ano passado (2014).

acunpuntura01Os benefícios da acupunctura são bastantes vastos. Confira na lista abaixo alguns dos benefícios desta modalidade de tratamento:

• Aumento da circulação sanguínea – melhora a performance muscular e oxigenação e, consequentemente, tal aumenta a fluidez do exercício. Um dos meus pacientes, praticante de ciclismo, queixava-se de um “bloqueio” no joelho, que o impedia de pedalar de pé há mais de 2 anos. Um plano de tratamento focado no meridiano correspondente à zona afectada foi suficiente para, em menos de duas semanas, eliminar a lesão.

• Acelera o processo de recuperação de esforço – Estudos realizados pelo Departamento de Medicina Desportiva da Universidade de Goethe (Frankfurt, Alemanha)* comprovaram que um grupo de atletas que recebeu tratamento para cansaço muscular dentro dos dois dias após o esforço sentiram menos dor do que o grupo que não foi tratado.
* (Fonte: http://online.liebertpub.com/doi/abs/10.1089/acm.2008.0173?journalCode=acm&)

• Melhora o sono – Independentemente do tipo de desporto praticado, são necessários elevados níveis energéticos para que o atleta possa constantemente exceder-se (ou manter a performance). Uma boa noite de sono irá melhorar não só a recuperação muscular, mas também elevar os níveis de concentração e de energia.

Um bom plano de treino, aliado a um regime alimentar saudável, e uma rotina de recuperação eficazes compõe uma excelente base para o sucesso de qualquer atleta. O primeiro aspecto foi sempre o mais privilegiado, o segundo vai gradualmente sendo absorvido e, agora mais do que nunca, mais e mais atletas tomam as devidas precauções no que toca ao processo de recuperação.

Combinar o tratamento via acupunctura com o seu regime de treino, irá assisti-lo a melhorar a performance e proporcionar-lhe uma sensação revigorante. Experimente!

Parceiros