Como saber se está a entrar em overtraining?

Personal-Trainers-Algarve A definição de overtraining pode ser muito vasta. Isto porque a verdade é que não existe uma ciência exata que define quando uma pessoa entra nessa fase. Todos somos diferentes e respondemos aos treinos de uma certa forma.

Basicamente, o overtraining ocorre quando treinamos o nosso corpo acima dos seus limites físicos e não conseguimos recuperar suficientemente para a próxima sessão.

Cada um terá os seus limites e a sua capacidade de recuperação, tudo será relativo tendo em conta a condição física de cada um, o tipo de treino que se efetua, o que se faz durante o período de recuperação e sem dúvida, também a alimentação (nutrientes e água) que se aplica.

Sabemos que estamos a entrar nesta fase quando sentimos uma estagnação, seja em termos de ganhos de massa muscular ou de perda de peso, falta de energia para treinar e também no dia a dia, dores musculares severas, dificuldade em dormir, etc.

Poderemos então prevenir que isto aconteça criando variações de rotinas nos treinos com uma periodização correta e com o descanso e alimentação adequados. Consulte um profissional qualificado para o ajudar a evoluir de forma adequada e a atingir os objetivos pretendidos.

Personal-Trainers-Algarve02Como saber se está a entrar em overtraining?

Muitas pessoas perguntam sobre o como saber se estão a entrar em overtraining.

Vamos então descrever um teste idealizado por Heikki Rusko, cientista finlandês, que permite detetar os perigos do excesso de treino.

Se estiver a treinar em demasia, a sua frequência cardíaca aumentará durante um período prolongado, caso esta se mantenha igual ou diminua não terá motivos para alarme.

Personal-Trainers-Algarve01O teste é o seguinte:

  • Deite-se durante 10 min e relaxe. Depois coloque-se de pé e aguarde 12 seg antes de medir a sua pulsação por bpm (batimentos por minuto) e anote o resultado.
  • Passados 90 seg, depois de se colocar em pé, volte a medir a pulsação.
  • Repita o teste novamente passado 120 seg.

Repita o teste todos os dias, de preferência de manhã e sempre à mesma hora. Atletas que não estão em overtrainning irão demonstrar uma pulsação constante entre as várias medições ao longo dos dias.

Rusko descobriu um padrão de um incremento de pulsação, na ordem dos 10 bpm, em atletas que estavam a treinar demasiado.

Faça o teste e veja como está a treinar!

Texto de: Personal Trainers Algarve

Parceiros