Crónica de uma lesão! Vou ter de parar de treinar?

Para um atleta de espirito livre, a dor de não poder treinar é maior do que a dor da própria lesão. Ninguém quer parar de treinar, mas todos querem recuperar o mais rápido possível.

Infelizmente as lesões podem ocorrer.

Texto: Rita Barroso – Equilibrium Centro Terapêutico

Mas treinar com lesão, vale a pena o risco? Ou é melhor esperar recuperar e fazer o treino sem limitações?

Quantas vezes ao pensar que teria de treinar naquele dia, um inferno e um impasse surge na sua cabeça?

E, por quantas vezes ficaste dececionado depois de um treino por não o teres realizado da forma prevista?

Aliás, quantas vezes treinaste para cumprir a obrigação daquele dia?

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Pois bem, na maior parte das vezes nós temos a tendência de desligar os sinais que o nosso corpo nos vai dando, seja cansaço, seja lesão, e depois as consequências são bem mais graves e alguns dias e paragem serão mais benéficos do que prejudiciais.  

E sim, em caso de lesão ou até mesmo de cansaço perto do overtraining é recomendada a paragem, dependendo das situações, poderá ser mais ou menos breve!

Mas eis a questão que todos querem saber:

Se não treinar, vou perder músculos e todo o trabalho que fiz até aqui?

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Não desespere. A primeira coisa que precisas saber é que a memória muscular é fantástica e se ficares parado até 10 dias, todos o trabalho que foi feito até então, não terá sido em vão, uma vez voltares a treinar os músculos não esquecem tudo o que aprenderam.

É um assunto científico e complexo, mas dito de uma maneira simples: os teus músculos mantém uma memória de como eram antes de parar. Pode ser que diminuam sim, mas se já os treinaste antes, eles vão recuperar a força e o tamanho muito mais rápido dessa vez.

Portanto, se tens uma lesão, e há que avaliar isso com um profissional habilitado para tal, ou simplesmente te sentes cansado ou sem motivação para treinar e antes que entres em overtraining, existem outras formas de treino que podes fazer para manter o teu progresso e conservar os teus músculos:

Alongamentos

Não subestimes o poder do alongamento. Um músculo alongado tem um metabolismo melhor, podendo assim absorver mais e melhores nutrientes e se regenerar mais rápido.

O alongamento também ajuda a desenvolver os músculos deixandos-os macios e firmes, mesmo quando eles não estão sendo exercitados.

Mas não esperes até que tenha uma lesão para começar a se alongar regularmente. Ao tornar o alongamento uma parte ativa e regular do teu plano de treino vais reduzir os riscos de lesão e otimizar a tua performance.

Se tiveres lesionado podes, por exemplo, se for possível, treinar outras partes do corpo que não tenho implicação direta com a área da lesão. Por exemplo, tens uma entorse, podes treinar braços.  

Nunca, mas nunca ignore uma lesão

Ninguém quer estar lesionado, especialmente quando se está perto de um objetivo. Mas pior que isso é ignorar a uma lesão e torná-la pior, tendo que ficar ainda mais tempo sem treinar.

Não adianta simplesmente desejar que a dor desapareça, porque não vai.

Agarra-te a uma dieta de recuperação

A nutrição tem um papel fundamental no processo de regeneração. Usa-a como arma secreta.

Uma boa nutrição vai dar ao teu corpo a quantidade necessária de energia que ele precisa para se regenerar e ficar pronto para a ação.

O mais importante de tudo nesse processo é que tu não perca a motivação. Sabemos que é uma situação muito difícil.

Não é fácil saber que outros estão a treinar ou a competir temos que ficar de repouso. É frustrante perceber o progresso que poderia ter feito se tivesse treinado. Mas não é o fim.

Quem sabe se não é essa a maneira do seu corpo mostrar que precisa de um descanso?

Presta atenção aos sinais de alerta.

Foto: iStock

Tem uma alimentação saudável, descansa bem, tem um plano de treino personalizado e por objetivos, não te esqueças dos alongamentos e leva o teu corpo rumo à recuperação.

Transforma os obstáculos em oportunidades. Não te apresses toma o teu tempo e constrói a tua vitória!

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