Nuno Dias conquista medalha de bronze na Taça de França
O karateca luso, Nuno Dias, conquistou este fim-de-semana a medalha de bronze na Taça de França na categoria de +84kg. Nuno venceu quatro dos cinco combates disputados, tendo perdido apenas um por decisão arbitral, depois de este ter terminado empatado no tempo regulamentar.
O português do Clube Nacional de Ginástica da Parede esteve ao serviço do clube francês Karaté Rueil Malmaison CSAHR.
Nuno Dias começou muito bem ao vencer o seu primeiro combate pela diferença máxima de 8-0 e o seu segundo por 5-0. No terceiro combate o luso lutou contra o finalista Lonni Boulesnane, atleta fancês, “como já nos conhecíamos, implicou que se usasse uma abordagem táctica diferente. Foi necessário fazer um jogo de combate que surpreendesse. Como ele acabou por fazer o mesmo, anulamo-nos mutuamente. Apesar de achar que procurei mais a vitória, em especial na 2ª parte do combate, os árbitros deram-lhe a vitória”.
O português não se deixou abater com esta derrota e foi para a repescagem onde se superiorizou por 3-0 frente ao representante do clube mais forte de França, o A.A.S.S. Karaté Sarcelles.
No quinto e último combate do dia, Nuno defrontou outro atleta da seleção francesa, num combate muito intenso e disputado até ao último segundo, onde conseguiu levar a melhor por 3-1 e chegar ao tão desejado pódio. “Estive muito forte tacticamente e consegui anular os pontos mais fortes deste adversário.”
Qual era o seu objetivo nesta prova?
R: O principal objetivo era recuperar a confiança, pois vinha de uma lesão no joelho direito.
Qual foi a sua preparação para esta prova?
R: Bom, a minha rotina de treino é de 3 a 4 horas diárias, divididas entre treinos técnicos e físicos. Na parte física trabalhei sobretudo força explosiva, pois o karaté é um desporto que exige muita velocidade. Também fiz trabalho pliométrico e de reação. Em termos técnicos procurei realizar exercícios que se assemelhassem o mais possível à competição, ou seja com grande intensidade. Em todos os treinos é preciso chegar um pouco mais além, por isso esforcei-me sempre ao máximo
Ficou satisfeito com o resultado obtido?
R: Fiquei satisfeito sobretudo porque consegui utilizar um grande reportório técnico e motor nas minhas ações ofensivas, o que me permitiu marcar muitos pontos. Depois porque é difícil conseguir um lugar de pódio num país com inúmeros competidores com títulos europeus e mundiais. E também porque consegui superar os efeitos da lesão no joelho direito.
A Taça de França, que este ano decorreu na cidade de Lille, é uma prova em que podem participar estrangeiros contratados por diversos clubes. É por isso um evento de alto nível.
Qual é a próxima competição importante que vai realizar e qual é o seu objetivo?
A próxima competição será em finais de janeiro e será o Open de Paris, prova do circuito mundial da K1 Premier League, onde fui finalista em 2008 e medalha de bronze em 2010. Este ano o meu principal objetivo será voltar a estar num bom nível competitivo – regresso após lesão do joelho direito que ainda estou a tratar – e realizar bons combates.
Pódio:
1º Salim Bendiab
2º Lonni Boulesnane
3º Medhi Lakehal
3º Nuno Dias