Primavera, comece a pedalar e veja o que lhe acontece

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Já alguma vez pensou como seria a sua vida se já tivesse começado a andar de bicicleta de forma mais regular à mais tempo? Que tal aproveitar a Primavera para iniciar?

Seja de bicicleta de estrada, amante do BTT, ou utilizar a mesma como meio de deslocação diária.

Pedalar regularmente consegue transformar o corpo depois de umas semanas, meses, ou mesmo mais de um ano a pedalar após o seu inicio.

Texto: José Morais – Noticias do Pedal
Foto: Arquivo Noticias do Pedal

A Primavera convida

É certo de que ficará surpreendido(a) com os benefícios que pode alcançar em termos de saúde.

Já que estamos na Primavera, que tal aproveitar a mesma, onde os dias são maiores, mais amenos, mais propícios a deles desfrutar, já que são mais alegres.

Porque não começar a utilizar a bicicleta, ou a utilizar mais do que atualmente, poderá ver o seu corpo diferente, e o mesmo vai-lhe agradecer ao fim de algum tempo.

Descubra agora o que pode acontecer e sentir ao pedalar, nos seis pontos descritos:

1. Na sua primeira volta:

Ao iniciar a sua primeira volta de bicicleta, aproveitando a Primavera, a mesma é sempre espetacular, quanto mais não seja pela sensação da liberdade e da descoberta.

Andar de bicicleta e deslizar pela estrada, ou manobrando no meio de um trilho na floresta ou da serra, é divertido, mas o que ainda não conseguiu perceber é que com essas pedaladas começou logo a beneficiar o seu físico e a sua saúde.

E porque acontece isso, é que apenas numa questão de minutos a taxa metabólica aumenta e a sua circulação sanguínea melhora, com o fluxo de oxigénio a aumentar de 8 litros em modo de repouso, para os 100 litros por minuto quando se possui um esforço máximo.

Mas, além disso o fluxo de sangue para o seu cérebro aumenta, fazendo com que fique mais desperto, já que são lançadas e libertadas as hormonas da felicidade.

Ou seja, endorfinas na circulação sanguínea, dando assim mais motivação para continuar, originando que as dores musculares sejam bloqueadas.

De repente, se sente mais espirituoso e decidido, o que de certa forma torna as coisas a serem mais eficientes, pois o aumento do fluxo sanguíneo, permite que as células absorvam mais oxigénio e nutrientes do sangue, sendo um bom principio para começar a perder peso, e ficar melhor fisicamente.

2. Após a primeira volta o que acontece:

Após a sua primeira volta ou treino de bicicleta você já se sente mais confiante, e a sua autoestima fica em alta, a pressão arterial começa a normalizar.

Também é normal que passado algum tempo possa sentir algumas dores, o que pode até a alastrar-se durante um ou dois dias, com um especial localização nos glúteos, podendo ter dificuldade em se sentar no dia seguinte, é perfeitamente normal que possa sentir algum desconforto.

É uma fase que todos os ciclistas passam, já que o corpo terá de se habituar ao selim, e terá de ganhar o chamado “calo”, mas tudo passará dois ou três dias de descanso, tudo voltará ao normal.

Verá que consegue depois pedalar mais facilmente e com mais vontade, já que o cérebro libertará mais endorfinas, o que vai fazer levantar o espírito, sente então satisfação após o esforço, sentindo-se mais otimista e capaz de pedalar muito e muito mais.

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3. Passando algumas semanas:

Com a passagem de uma ou duas semanas depois de ter começado a pedalar, nesta Primavera, vai sentir diversas modificações físicas, é certo de que para melhor, ao sentir mais energia, não se cansando tão rapidamente.

Ganha assim mais resistências, os seus músculos já não lhe doem como no inicio, começaram a habituar-se ao esforço, desafiando-o a superar-se, pode pedalar mais rápido, ou durante mais tempo por percursos mais longos.

Porém, outras vantagens acontecem, a sua capacidade pulmonar também vai melhorar, e com a continuação o seu coração e os vasos sanguíneos irão começar a colher os benefícios, com o seu sistema imunológico a ficar mais forte, com o nível de linfócitos no sangue a aumentar.

Mas, com o nível de progresso do seu organismo, irá ser capaz de regular os níveis de açúcar, como outras substâncias do sangue mais facilmente, ao mesmo tempo que armazena menos gordura, com o seu corpo a digerir proteínas e carboidratos, sendo quatro vezes mais rápido, o que leva a uma perda de peso mais rapidamente.

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4. E depois de um mês a pedalar regularmente:

Mais de um mês depois de ter começado a pedalar, poderá ver que o seu nível de fitness, bem como que a sua força muscular já melhoraram significativamente.

É agora já pode pedalar com mais intensidade, sem ter receio de ter dores no dia seguinte, conseguindo superar melhor as subidas, sem ser o último do grupo.

Tudo isto faz com que se sinta cada vez mais confiante, resumindo, quanto mais motivado se sentir, mais consegue fazer, porque será um ciclo que se autoalimenta.

Mas, se a bicicleta é utilizada por si como meio de transporte, a sua rotina e percursos irão ser cada vez mais fáceis de ultrapassar, é o que vai notar no seu dia-a-dia, quando utiliza a bicicleta.

Mas além disso vai sentir que consegue mais facilmente subir escadas, dormir melhor, e sentir-se mais bem-disposto de uma forma geral.

5. Passando alguns meses:

Depois de vários meses a pedalar, com inicio nesta Primavera, será altura de começar a considerar os seus percursos ou viagens mais longas.

Os seus progressos já se fazem notar, vai conseguir superar as suas limitações, se pedalar em grupo vai ver que é mais fácil acompanhar os seus amigos sem grande esforço, já pensa em planear uma viagem com mais quilómetros.

Mas, também podem as outras pessoas notar que o seu corpo está diferente, podendo não estar fisicamente muito diferente, já que inicialmente nem sempre se perde muito peso.

Mas a sua postura, ou a forma de estar, sem dúvida estarão muito melhores, estando o seu coração mais fortalecido, o que será um benefício a longo prazo na prevenção das doenças cardiovasculares.

Porém, também o fluxo de oxigénio para os músculos irá aumentar, e notará uma melhor coordenação motora, que irá também contribuir para fortalecer o seu sistema nervoso, já que a rapidez dos impulsos nervosos, aumentará.

Sentirá a sua atividade cerebral a melhorar, ao conseguir pensar com mais clareza, tomando assim decisões mais rapidamente, também o nível de stress será menor, o que é muito positivo, já que terá menos probabilidades de poder mais tarde a sofrer de depressão, ou a alteração do seu humor.

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6. Um ano depois:

Passou um ano, e o seu uso da bicicleta é agora mais regular, com a sua estrutura óssea mais fortalecida, com as melhorias do ponto de vista psicológico a serem inegáveis.

Existem estudos que indicam que andar de bicicleta regularmente, é muito eficaz para a diminuição da ansiedade, já que o pedalar é uma forma mais barata e saudável de fazer terapia.

Porém, um ano depois de ter iniciado a andar de bicicleta com regularidade, fosse como forma desportiva, ou me modo de utilização diária como meio de transporte, o melhor de tudo é a mais-valia, é que incorporou e consolidou um novo hábito na sua vida, no seu dia-a-dia.

Porém com este novo hábito, o seu corpo já se recente quando por alguma razão não pode ir andar de bicicleta, já que aquilo que outros muitas vezes veem como uma excentricidade, na realidade é uma forma excelente de melhorar a sua condição física, o seu humor, a autoestima e a sua produtividade, tudo melhorará em si.

Comece assim a pedalar nesta Primavera, experimente, não desista, e continue a pedalar, vai ver que se vai sentir outra pessoa.

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