Trail Running – Um Fenómeno Que Está a Movimentar Massas em Todo o Mundo

trailCorrer está na moda. Não há volta a dar. São cada vez mais as pessoas que, individualmente, ou em grupo, correm por desporto, ou simplesmente por diversão. Este desporto prático e barato atrai assim milhares de praticantes todos os anos. Mas se até há uns anos atrás, praticamente apenas se ouvia falar de corrida de estrada, há um novo fenómeno que está a captar a atenção de cada vez mais corredores. O trail running leva os seus praticantes para fora da estrada, colocando-os a correr em trilhos no meio de florestas e montanha. É assim uma nova forma de correr, com várias e relevantes diferenças para com a corrida de estrada. E acima de tudo, é uma forma de fazer desporto na natureza, usufruindo de todas as vantagens que ela oferece.

O número de praticantes em Portugal que se iniciam no trail running aumenta de dia para dia, havendo várias razões para um crescimento tão grande. O desafio, a ligação à natureza, o experimentar de novas sensações, ou simplesmente a questão de saúde, são algumas das razões que levam cada vez mais pessoas a começar a correr fora de estrada.

O desafio

O desafiar dos próprios limites leva muitas pessoas a enveredar pelo trail running. É um desporto mais completo e duro que a corrida de estrada, obrigando à utilização de músculos diferentes. Afinal, enquanto que correr em estrada é um movimento muito repetitivo, já nos trilhos, com a sua superfície irregular, o corredor terá de variar constantemente o seu ritmo de corrida, e às vezes, de marcha, terá de saltar e de ultrapassar obstáculos, e por vezes, terá ainda escalar. Normalmente, quanto mais preparado um praticante de trail running se sentir, novas dificuldades procura superar. Aqui o desafio não é apenas a distância.

A ligação à Natureza

Cada vez mais as populações agregam-se junto a grandes cidades, com muitos prédios, alcatrão, betão, e poucos espaços verdes. O Homem veio da Natureza, e é normal que se sinta impelido a lá voltar. É assim natural a vontade que as pessoas sentem em fazer atividades na Natureza, e o trail running oferece isso. Correr num bosque ou numa montanha, respirando ar puro, e apenas com os sons da natureza à volta, é uma sensação fantástica, e por vezes, bastante relaxante. Por alguma razão, os desportos em maior crescimento em Portugal foram a corrida (trail running incluído) e o BTT.

Experimentar novas sensações

Entre aqueles que se iniciam no trail running, há uma percentagem bastante alta de corredores de estrada de há longos anos. Com esta passagem para o trail running, ou simplesmente, variando o seu treino com corridas em trilho, estes corredores procuram, além de um simples complemento do seu treino, novas experiências e sensações.

Saúde

Como referimos atrás, uma corrida em trilho é muito diferente da corrida em estrada. Além de se trabalharem mais músculos, ajuda também na postura corporal. No entanto, há ainda outra grande vantagem, em termos de saúde, na prática do trail running: a prevenção de lesões. O trail running exige ritmos inconstantes e a utilização de vários músculos, o que aliado a pisos menos duros e com maior capacidade de absorção de choque, vai ajudar a prevenir lesões resultantes de movimentos repetitivos.

Como pode ver, se está a pensar em iniciar-se no trail running, as vantagens são grandes. Se gosta de fazer desporto e de natureza, então esta é uma solução barata e prática, e muito saudável.

Texto: Corre Salta Lança
Foto de: Patrícia Barros

Parceiros

Deixe uma resposta