Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trinta anos da Meia Maratona de Lisboa

A “renovada mini”, agora com 10Km cronometrados, designada “Vodafone 10K” decorre no mesmo dia da “Meia Maratona de Lisboa”, entre a Ponte 25 de Abril e o Mosteiro dos Jerónimos e esgotou ontem também com 13.300 inscritos na comemoração dos trinta anos do evento.

Confirmam-se assim 35.000 participantes durante o fim de semana de 21 e 22 de Março, que contempla para além da “EDP Meia Maratona de Lisboa” e da “Vodafone 10K”, a “Luso 7k”, “Mimosa Passeio da Família” (prova para toda a família) e a “EDP Mini Campeões” (dedicada a crianças dos 6 aos 16 anos).

Hoje decorreu em Lisboa a apresentação final da prova e dos seus participantes.

trinta

 

“Meia Maratona de Lisboa” comemora trinta anos e procura o recorde do mundo

Para além do recorde de participação de corredores estrangeiros (9000), a “Meia Maratona de Lisboa” procura o recorde do mundo da distância, em femininos, para Lisboa!

A nata do meio-fundo mundial volta a reunir-se em Lisboa, e as atletas voltam a habilitar-se ao bónus de 100.000,00 euros, disponível para quem bater o recorde do mundo, para Lisboa.

Elite Estrangeira masculina

Os trinta anos da “Meia Maratona de Lisboa”, a sua comemoração, apresenta um dos seus melhores lotes de atletas de elite de sempre!

São vários os nomes conhecidos dos mais variados pódios das grandes competições internacionais (campeões mundiais e olímpicos) e das maiores maratonas mundiais, mas há um nome que faz parte da história da meia maratona que fazia todo o sentido competir em Lisboa neste número tão especial: o ex-recordista mundial de meia-maratona, o eritreu Zersenay Tadese.

Tendo conseguido esse recorde mundial (58.23) precisamente nesta competição, Tadese é um dos maiores corredores de estrada de sempre, com cinco títulos mundiais de meia maratona e três triunfos na “Meia Maratona de Lisboa”.

Num total de 20 atletas com recordes pessoais abaixo de 61 minutos, três deles abaixo de 59 minutos, este conjunto integra ainda o segundo classificado na meia maratona de 2015, o queniano Micah Kogo, o eritreu Yohanes Ghebergergis, segundo na meia de Lisboa de 2018.

A competição sempre integrou alguns jovens promissores e este ano não foge à regra, com as presenças de Rodgers Kwemoi (Quénia) campeão mundial sub20 de 10000 metros em 2016, e o campeão mundial sub20 de corta-mato o etíope Milkesa Mengesah Tolosa (ETH).

Elite feminina Estrangeira

Em femininos, surge o cartaz mais mediático com duas das três medalhadas na maratona dos Campeonatos Mundiais de Doha’2019, a campeã Ruth Chepnegetich (Quénia), também vencedora da maratona do Dubai (2019) e meia maratona de Istambul (2019), quarta classificada em Lisboa em 2017, e Rose Chelimo (Bahrain), vice-campeã mundial de maratona em Doha’2019, vencedora da meia maratona de Lisboa em 2015, campeã mundial de maratona em 2017.

Mas não se fica por aqui, pois conta ainda com a etíope Dera Dida Yami, medalha de prata no Mundial de corta-mato do ano passado, liderando um conjunto de 12 mulheres com recordes pessoais abaixo de 69 minutos!

Portugueses na comemoração dos trinta anos

Entre os homens, destaque para Hermano Ferreira, e Samuel Barata e do lado feminino destacam-se as confirmações de Dulce Félix e Catarina Ribeiro.

 

Gold Road Race

A “Meia Maratona de Lisboa” – travessia da Ponte 25 de Abril viu renovado em 2019 o título “Gold Road Race”, atribuído pela World Athletics.

Carlos Moia
Miguel Moia, Pun Weng Kun, Christine Lam Lin Kio e Carlos Moia

Carlos Moia fez ponte entre Macau e Portugal

Carlos Moia e Miguel Moia reuniram com o Presidente do Instituto do Desporto da Região Administrativa Especial de Macau, Pun Weng Kun e com a sua Vice Presidente, Christine Lam Lin Kio com o objetivo de criar uma base de cooperação para estimular a participação da população nas provas de atletismo dos dois países.

Evento 2020.

Página da Meia Maratona de Lisboa.

Texto / fotos: Maratona Clube de Portugal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta