UAE TOUR, JOÃO ALMEIDA QUINTO, NA VITÓRIA DE POGACAR
O esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) conquistou hoje a o UAE Tour – Volta aos Emirados Árabes Unidos, ao vencer a sétima e última etapa, no alto de Jadel Hafeet, onde o português João Almeida, da mesma equipa, foi quarto, para terminar quinto da geral.
Leia também sobre o evento
Mathias Vacek com 19 anos vence 6ª etapa do UAE Tour
Almeida e Guerreiro mantem TOP 10 na vitória da etapa de Philipsen
João Almeida e Ruben Guerreiro no Top 10 do UAE Tour
João Almeida sobe para sexto na geral dos Emirados Árabes Unidos
Emirados Árabes Unidos, Guerreiro e Almeida a 16 segundos do líder
Philipsen vence primeira etapa na Volta aos Emirados, João Almeida com o mesmo tempo do vencedor
João Almeida estreia-se na volta dos Emirados Árabes Unidos pela nova equipa
Página do evento.
Texto: Henrique Dias // OPraticante.pt
Fotos da organização
João Almeida melhora a classificação final
Uma excelente prestação do jovem ciclista português, Almeida na etapa de hoje voltou a tentar a sua sorte de conseguir numa melhor classificação, dando na subida final tudo de si, no final concretizou a subida para quinto classificado
Rúben Guerreiro (EF Education – Easy Post) foi 30.º na etapa, a 2.55 minutos de Pogacar.
Ele que começou o dia em nono da geral, sofreu uma infeliz mecânica nos quilômetros iniciais da subida perdendo tempo vital, fechando a sua participação no UAE Tour no 21.º posto, a 3.47” do líder da prova.
Escrevia Almeida na sua página após o final do UAE Tour “Conseguimos, feliz por fazer parte desta semana feliz desta equipa do UAE Team Emirates“.
Tadej Pogačar venceu a sétima e a geral do UAE Tour
Numa repetição do ano passado, Adam Yates (Ineos Grenadiers) jogou tudo nos cinco quilômetros finais até à meta, tentando vencer e alterar a classificação geral a seu favor.
No entanto, assim como em 2021, foi Pogačar quem teve uma ponta final impressionante, conquistando com uma vitória na etapa, a vitória na geral.
Yates terminou num valente segundo atrás, enquanto Pello Bilbao (Bahrein – Victorious) ficou em terceiro, apenas alguns segundos mais atrás do ciclista líder.
Foi a segunda vitória de Pogačar no UAE Tour deste ano, depois de também vencido quarta etapa.
Na geral, Pogacar totalizou 25:38.16 horas, superando Iates, segundo classificado, por 22 segundos, e Bilbao, terceiro, por 48. O russo Aleksandr Vlasov (Borra-hansgrohe) foi quarto, a 54, e João Almeida quinto, a 55.
“É muito importante, um grande objetivo para nós como equipa”, disse Pogačar. “É a primeira corrida da temporada, mas para nós é uma das corridas mais importantes, então estou super orgulhoso e feliz.”
Foi o terceiro ano em que Pogačar venceu a etapa em Jebel Hafeet, mas teve de resistir a um ataque violento de Yates no quilómetro final.
“Eu estava na liderança [geral] à frente dele, então não precisei atacar, eu apenas tive que seguir”, disse Pogačar.
“Todos sabemos que seus ataques são um dos melhores do mundo.
De um momento para o outro, eu estava realmente sofrendo pedalando atrás dele, mas felizmente Adam também desacelerou um pouco, então correu tudo perfeitamente para mim.”
“Estou muito feliz por vencer aqui pela terceira vez. Acho que combina comigo, é uma subida muito difícil, mas no final há sempre um pouco de jogo tático.”