Atividade física e desporto, motivação para a sua prática

atividade física

A psicologia do exercício e da saúde são duas áreas de grande interesse na sociedade atual, sendo que as mudanças que se vêm registando visam, de igual modo, proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas.

A qualidade de vida está estreitamente relacionada com o estilo de vida e com a saúde de cada pessoa, sendo o exercício físico considerado um elemento-chave nesta relação, uma vez que produz efeitos positivos em quem o pratica.

Por outro lado, grande parte das doenças pode ser prevenida com uma alimentação saudável e equilibrada e com a manutenção de um trabalho físico continuado.

atividade física

A atividade física pode ter efeitos psicológicos muito benéficos

Assim, o exercício físico serve para manter hábitos adequados, para a reabilitação de certos problemas e para o desenvolvimento social através da potenciação das competências de relação interpessoal, independentemente da faixa etária dos praticantes.

Em particular, para aquelas pessoas que estão a começar a fazer exercício, os muito sedentários, a terceira idade e as pessoas que sofrem desordens comportamentais graves, a atividade física de baixa intensidade pode ter efeitos psicológicos muito benéficos.

Efeitos benéficos – físicos, psicológicos e psicossociais

De facto, os psicólogos do desporto (ex.: Almeida, Gouveia, Marques & Lameiras, 2013; Juan et al, 2005; Palou et al., 2005) têm-se preocupado e interrogado acerca dos efeitos benéficos – físicos, psicológicos e psicossociais – que apresenta sobre a saúde a realização de atividade física (Figura 1) e, do mesmo modo, têm colaborado na elaboração e implementação de programas de exercício com fins terapêuticos, evitando que se produza o fenómeno de abandono e facilitando, como tal, a adesão ou permanência na realização de atividade física, potenciando a motivação.

Visualize também:

Cardio e Força em substituição da Corrida na Rua

Passadeira rolante substitui corrida na rua?

Substituir treino na rua por bicicleta ergométrica / remo?

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: João Lameiras, especialista em Psicologia do Desporto – Federação Portuguesa Atletismo

Parceiros

Deixe uma resposta