Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trail de Esposende: A beleza do litoral nortenho

Depois de um mês de Março bastante atribulado e preenchido de eventos desportivos, o seu último fim de semana continua no mesmo diapasão e apresenta um grande números de eventos de trail running. Um desses eventos acontecerá no litoral nortenho com Esposende a receber a sexta edição do Trail de Esposende.

 

VI Trail de Esposende

O VI Trail de Esposende acontecerá no dia 29 de Março e será uma organização da Câmara Municipal de Esposende. A compor o evento que se irá realizar ao longo da Arriba Fóssil de Esposende e terminará no Centro da Cidade, no Largo Rodrigues Sampaio estarão três distâncias competitivas.

Trail de Esposende

 

A competição

A vertente competitiva do evento irá ser composta por três distâncias:

O Ultra Trail (45 Km) com 1801m d+ que terá início e fim no Largo Fonseca Lima.

Trail Longo (28km) com 1300m d+ e Trail Curto (16km) com 750m d+ que partirão do Campo de Futebol do CSJ Belinho, em Belinho e terminarão no Largo Fonseca Lima.

Trail de Esposende

Prémios e Escalões

O Trail de Esposende integra nesta época o calendário do campeonato regional de trail da Associação de Atletismo de Braga e como tal apresentará um vasto conjunto de prémios e escalões.

Para além da classificação absoluta à geral, haverá ainda sete escalões etários e ainda classificação colectiva.

Para todos os atletas que não estão na luta pelas posições cimeiras, a organização apresentará a todos que terminem a prova um completo kit de atleta.

Arriba Fóssil de Esposende

Ponto central do evento, a arriba fóssil de Esposende apresenta-se como imagem de marca desta zona litoral. Ao longo da costa, estende-se por freguesias como Belinho, Mar, Marinhas, Vila Chã e Palmeira de Faro apresenta o Monte da Sr.ª da Guia e o Monte Faro.

O percurso do Trail de Esposende irá permitir aos atletas um contacto com a floresta, oferecendo-lhe a observação da flora e fauna locais.

Outro destaque do percurso será as grandes paisagens com a orla costeira em plano de fundo com a Póvoa de Varzim e Viana do Castelo em destaque e ainda a observação de pontos de destaque do Minho como o templo do Bom Jesus de Braga e a Serra d’Arga em Viana.

 

Na crista da arriba fóssil – formada há cerca de 80 mil anos – poderemos encontrar inúmeros vestígios de fósseis coevos do surgimento das primeiras plantas terrestres.

 

De épocas mais recentes, pode-se apreciar vestígios da presença do homem por estas paragens – dólmens (dólmen da Portelagem e Cruzinha) e mamoas (cerca de 5 mil anos). Há ainda os castros ou cividades (Castro de S. Lourenço), que abrigaram os povos galaicos antes da chegada dos romanos.

No mundo medieval o monte de S. Lourenço serviu de base à edificação de um pequeno castelo, que terá sobrevivido aos ataques de Normandos (Vikings) e almorávidas.

Devido à devoção popular surgiram, pontualmente, ao longo da arriba fóssil, debruçadas para o mar, as capelinhas de S. Lourenço e Senhora da Guia, além de uma pequena ermida, dedicada à N.ª Sr.ª da Paz.

Inscrições e Informações

Mais informações

Inscrições

Página do Evento

Evento 2020

Texto: Nuno Fernandes

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta