Conselhos de corrida para iniciantes

Começou a praticar corrida? Siga estes conselhos para iniciantes!

O Running como lhe chamam atualmente é um dos fenómenos que tem crescido mais em todo o mundo. Portugal não foge à regra e a corrida é um dos desportos que tem vindo a ganhar mais adeptos e obviamente ainda bem. A corrida é um desporto que se pode praticar em praticamente todo o lado não sendo preciso material muito específico, ou locais próprios, e não é muito dispendioso, talvez seja esse um dos motivos que está a levar as pessoas a optar pela corrida. Muitos correm para perder peso, outros por indicação médica, outros para manter a forma física, porque está na moda, enfim o motivo é o menos importante o que importa é mesmo correr.
Quando se inicia num determinado desporto é preciso ter alguns cuidados, e a corrida não foge à regra! Muitas pessoas por falta de informação ou porque acham que até têm algum conhecimento, são treinadores deles próprios e começam a correr sem preparação e sem conhecimento. Obviamente que as coisas depois não correm como o esperado. A evolução não é sustentada e o pior inimigo dos desportistas começa a “atacar” as lesões. Por esse motivo deixo-lhe aqui alguns conselhos para se iniciar nas corridas de forma segura e evitar as lesões.

Antes de começar a correr procure um médico
É fundamental que antes de começar a praticar uma atividade física procure um médico e faça exames, você pode pensar que está bem de saúde e por algum motivo pode não ser bem assim! Só o seu médico lhe poderá dizer se tem alguma limitação ou não, é fundamental para a planificação de um treino saber se tem limitações ou não!

Escolha o vestuário e os ténis adequados para a corrida
É fundamental que se tenha o vestuário e os ténis adequados para o desporto que se pratica, muitas pessoas pensam que para correr qualquer coisa serve! Esse pensamento está obviamente errado, é verdade que existe algum material desportivo de outros desportos que até podem desenrascar na corrida mas não o utilize. Esse material não é funcional e corre um risco maior de contrair lesões do que se utilizar o vestuário e os ténis próprios de corrida. Existem marcas bastante acessíveis e não é preciso gastar fortunas!

Faça uma alimentação mais equilibrada
Este é um dos fatores que mais pode ter influência na sua evolução como desportista. Quando se começa a praticar desporto as pessoas têm que se mentalizar que têm que alterar certos hábitos, e os alimentares são dos mais importantes. Não adianta nada correr, treinar bem se depois chega a casa e comete erros na sua alimentação, se não se privar de certas coisas que comia antes de praticar desporto, não adianta nada correr! Você pode até treinar todos os dias, mas se comer tudo o que faz mal, a sua evolução não será a mais desejada. Por isso o conselho que lhe dou é, consulte um nutricionista pois só ele pode avaliar os seus hábitos alimentares e aconselha-lo da forma mais correta, se não tiver oportunidade pesquise na internet porque existem muitos sites com informação de grande qualidade.

Tenha cuidado e não treine com dores
É normal que as dores musculares inerente ao treino e aos pisos duros comecem a aparecer com frequência, não se alarme pois isso é normal mas aprenda a “ouvir o seu corpo”. O seu corpo diz-lhe tudo o que precisa de saber para perceber o estado físico em que se encontra, por vezes quando as dores são bastante incomodativas é preferível dar descanso ao corpo e estar alguns dias sem treinar. O corpo também precisa de descansar, quando se força em demasia aquelas dores normais que referi anteriormente podem passar para algo mais grave, pode se tornar uma lesão. Tenha muito cuidado!

Não entre em loucuras competitivas
Nos inícios é normal que as pessoas evoluam sempre bem, o corpo não estava habituado ao esforço físico pelo que há sempre uma evolução grande! Mas tenha cuidado com essa evolução, muitos são aqueles que querem treinar e competir em demasia. Notam que estão a evoluir de uma forma aceitável e querem medir o nível em que estão e aproveitam todas as competições que existem para o fazer! Não faça isso, primeiro treine durante alguns meses e depois vá competindo de vez em quando, muito de vez em quando, como já referi no ponto em cima o corpo também precisa de descanso!

Hidrate-se regularmente
Uma das coisas que quem pratica desporto tem que ter em mente é a hidratação, durante os treinos e competições o gasto energético é muito grande pelo que você precisa de estar sempre bem hidratado. Leve sempre consigo para o treino uma garrafa de água ou alguma bebida energética, é fundamental que se hidrate durante o treino especialmente no verão!

Não corra sempre no mesmo local
Muitas lesões que os corredores têm estão associadas ao piso onde treinam, o asfalto é um dos piores pisos para você treinar porque é muito duro e é extremamente agressivo para os ossos e tendões. Se puder de vez em quando treine em pisos menos agressivo, relva ou terra, se tiver um parque da cidade perto da sua residência é o sítio ideal para você treinar!

Faça treinos de musculação
Muitas são aqueles que acham que os corredores de longas distâncias não precisam de treinos de musculação, ao olharem para os grandes fundistas de nível mundial vêm pessoas magras e associam que eles só correm e não fazem mais nada! Obviamente estão a pensar de forma errada, desde há uns anos a esta parte que a mentalidade tem evoluído e os corredores de longas distâncias também fazem treinos de força geral. Este tipo de treino é fundamental para os seus músculos se fortalecerem e aguentarem as exigências do treino. Quando digo treinos de musculação estou-me a referir a treinos de força geral para fortalecer os músculos, e não treinos para ficarem culturistas.

Procure orientação especializada
Para mim este é o ponto mais importante deste artigo, existe muita informação de grande qualidade na internet sobre treino é um facto, mas para a sua evolução ser sustentada é fundamental que o seu plano se treino seja bem elaborado e estruturado. Para isso tente sempre se integrar num grupo de corrida e procure orientação de um profissional da área, pois ele irá avaliar a sua condição física e estruturar o seu plano de treino de acordo com o que você mais precisa de treinar para evoluir.

Parceiros