Programação neuro-linguística | A importância da Motivação

Não tens Motivação?
Óptimo, este artigo é para ti!

Quantas vezes pensas que devias estar a fazer o teu treino e te dás de conta de estar a fazer outra coisa? Surge um mal-estar, porque na realidade sabes que que podias fazer mais e melhor. Há sempre uma desculpa, a falta de tempo, a falta de condições, o cansaço do trabalho, ou até a mera comparação com outros colegas, o que te cria uma emoção negativa. Todos nós em alguma altura já o sentimos.

Mas tu, tu sabes, que podes ser muito mais! E como fazes para não o ser?
O que te impede? Vamos lá começar então pelo princípio.

Tu conheces realmente o teu objectivo? Ou treinas e depois logo se vê? Trabalhas para o teu objectivo? Acredito que sim. Então vamos só confirmar, pode ser?

Qual é o teu grau de comprometimento com o resultado?
O teu objectivo encaixa no teu plano de tarefas semanais?
Quanto tempo necessitas para o atingir?
Qual é o teu grau de flexibilidade em relação ao objectivo?
Como te sentes fisicamente?
Quais são as condições físicas, psicológicas e materiais que actualmente não tens e que sabes que precisas de adquirir?
Acreditas na realização do teu objectivo?
Tens um plano detalhado, de treino, descansos, custos, alimentação, suporte psicológico? Outros?

Na verdade, importa descobrir como nos motivamos! No treino desportivo quer seja de manutenção, ou de competição, é importante saber o valor que damos ao que fazemos, o valor que as nossas acções representam a nível de resultados.

Bom humor e boa disposição social tendem a ser a factores motivadores dos atletas que reconhecem as oportunidades, e isso dá dinâmica à vida emocional do indivíduo.

Cores mais leves passam a tonificar o seu estado emocional, e isto não é apenas uma sensação interna interessante, como sobretudo tende a ser uma fase de reacções emocionais positivas, que se manifesta nos resultados desejados.

É curioso observares como muitas vezes passamos dias, às vezes até meses e anos mergulhados na insatisfação. Remoemos, até que de repente – bum! – a coisa passa.

Em geral, é nos ciclos positivos de alinhamento com o teu objectivo que simplesmente “espanas a poeira” e te livras de emoções negativas que não te beneficiam.

E este momento, para ti é agora!

Daí a importância de, neste momento, conheceres o teu objectivo, permitires-te trocar emoções com os outros, fazeres coisas que te dão prazer. É um bom momento para perceberes como funciona a tua motivação. Perceberes quais são os valores que te ajudam, e para expressares as tuas emoções, sobretudo com as pessoas mais íntimas, da família, amigos chegados, ou quem te treina.

O teu corpo e a tua mente agradecem.

Parceiros