Golf | Açores Ladies Open – Arbitragem de luxo em São Miguel

A quarta edição do Açores Ladies Open, que se disputa esta semana, de 2 a 5 de Outubro, apresenta a sua melhor equipa de arbitragem de sempre, sobretudo pela presença de José António Moreira, um dos expoentes máximos na história da arbitragem de golfe em Portugal.
O mais importante torneio de golfe feminino português, que em 2014 regressa ao Batalha Golf Course da ilha de São Miguel, distribui 30 mil euros em prémios monetários, um aumento de 5 mil euros em relação a 2013 e faz parte do Ladies European Tour Access Series, a 2ª Divisão do golfe profissional feminino europeu.
Para além de José António Moreira, estará ainda presente outro árbitro português, António Vasconcelos, que, nos últimos tempos, tem arbitrado em muitos dos melhores torneios nacionais e internacionais realizados em Portugal.
Sem qualquer desprestígio para os bons árbitros portugueses que em anos anteriores têm atuado no torneio que a Golf Stream organiza em parceria com a Associação de Turismo dos Açores e a Azores Golf Islands/Ilhas de Valor, a presença de José António Moreira é um valor acrescentado para crescente qualidade do Açores Ladies Open.

O árbitro de 76 anos, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, é árbitro credenciado desde 1995 pelo Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews (a entidade escocesa que regula as regras e regulamentos do golfe em todo o Mundo à exceção de Estados Unidos, Canadá e México).
O ponto alto da sua carreira na arbitragem foi alcançado em 1999 e 2000, quando foi convidado para atuar no famoso The Open Championship, vulgo British Open, o mais antigo dos quatro torneios do Grand Slam, com uma nota de prestígio que é em 2000 ter arbitrado no Old Course de St. Andrews, o mais famoso campo de golfe do Mundo. Para para além de duas presenças no British Open, foi ainda convidado para arbitrar na Solheim Cup de 2004, na Suécia, sendo esta a versão feminina da Ryder Cup, ou seja, o confronto entre as seleções da Europa e dos Estados Unidos.

José António Moreira, que também serviu num mandato como vice-presidente executivo da Federação Portuguesa de Golfe, arbitra torneios do Ladies European Tour (a 1ª Divisão feminina europeia) desde 1996 (incluindo o Portugal Ladies Open), competições do European Seniors Tour desde 1997 (incluindo o Senior Open de Portugal), e ainda variadíssimas provas da EGA (Associação Europeia de Golfe), PGA de Portugal e Federação Portuguesa de Golfe.
A sua ligação aos Açores é profunda, dado ter sido convidado a arbitrar o Sata Azores Open desde 1997 até à extinção desse torneio.
No dirigismo desportivo ligado à arbitragem, foi presidente da APAG (Associação Portuguesa dos Árbitros de Golfe), presidente do Conselho de Arbitragem da FPG e fundador e coordenador dos cursos de formação de arbitragem da FPG e membro da Comissão de Arbitragem do Royal & Ancient Golf Club of St. Andrews, do qual tem a honra de der sócio desde 1999.

A presença portuguesa no 4º Açores Ladies Open não se limitará aos dois árbitros portugueses e membros da organização.
Bem pelo contrário, como foi anunciado na semana passada, pela primeira vez haverá três portuguesas a competir e logo três campeãs nacionais: Mónia Bernardo, que venceu este ano, pela terceira vez na sua carreira, o Campeonato Nacional PGA (para profissionais); Susana Ribeiro, que, em 2014, venceu pelo segundo ano consecutivo, o Campeonato Nacional Amador Peugeot; e Leonor Bessa, a bicampeã nacional de sub-16.

Fotografia: Ramiro de Jesus

Parceiros